André Silva - SAXOFONE

André Silva iniciou os seus estudos musicais no Conservatório das Caldas da Rainha, onde teve oportunidade de participar em diversos Ensembles de Saxofone e estágios. Colabora com orquestras de sopros e bandas filarmónicas, tais como Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha, West Europen Orchestra e Orquestra Monte Olivett.


Licenciou-se no Curso Música da Universidade de Évora na variante de Saxofone, onde teve oportunidade de frequentar, como aluno externo, disciplinas do Mestrado em Ensino da Música.


Ao longo de do seu percurso académico teve possibilidade de realizar diversos estágios e concursos por todo o país, de forma a melhorar a sua técnica e interpretação como saxofonista. Aperfeiçoou-se em masterclasses e com variadíssimos professores nacionais e internacionais, como Mário Marques, Hugo Gaito, Hélder Alves, Tiago Cordeiro, Henk van Twillert, Pedro Pereira, João Capinha.

 

Em orquestra ou música de conjunto teve oportunidade de trabalhar com diversos maestros, entre eles, Robert Houlihan, Carlos Marques, Ilídio Massacote, Adelino Mota, José Figueiredo, Fernando Palacino, Élio Leal, Hélder Alves, Nuno Mendes, Mário Marques, Carlos Rosado, Hugo Assunção, Claus Nymark, David Santos, Alberto Roque, Artur Cardoso, Pedro Moreira, Luís Miguel Clemente, Jacob de Haan, Zoltan Paulinyi, Yan Mikirtumov e Christopher Bochmann.


Trabalhou como professor de expressão musical durante vários anos, adquirindo experiência no ensino dos mais novos. Está neste momento a terminar o Mestrado em Ensino da Educação Musical na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

 

Como professor de Saxofone, deu apoio no Conservatório das Caldas da Rainha (2017- 2018), como júri das provas para o ensino articulado, e como Professor de substituição de Saxofone no mesmo regime e na Escola Internacional de Torres Vedras em (2019-2020). Em 2019 organizou o 1º estágio de Sopros e Ensemble na Academia de Música Stella Maris em Peniche.


Ao longo destes anos tem se dedicado à docência do Saxofone, sendo professor no Centro da Juventude das Caldas da Rainha e na Associação Musical e Artística Lourinhanense.