Carolina Campos Costa pb.png

Carolina Campos Costa

VIOLINO

Carolina Campos Costa é Licenciada em Música (violino) na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Tiago Neto e atualmente frequenta o mestrado em música na especialidade de violino com o Professor Augusto Trindade, na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco.

Colabora regularmente com várias orquestras como a Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras, a Orquestra Filarmónica Portuguesa, Lisbon Film Orchestra e Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa. É, também, membro da Neue Philharmonie München (NPhM), Alemanha, desde 2019.

Em Música de Câmara tem realizado várias apresentações públicas, com repertório do Período Antigo e Barroco e, ainda, Contemporâneo, com destaque para o Banquete Musical, no Paço Episcopal de Castelo Branco.

Ao longo do seu percurso profissional, apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da ESML sob a direção do maestro Vasco Azevedo, no Festival de Cordas da ESML, em 2016 e com a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direção do maestro Christopher Bochmann, em 2018. Foi, ainda, concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil no estágio “Açores 2018”. Também, participou no Recital de Violino e Piano na Academia Sénior da Covilhã, com Natalia Riabova ao piano.

Em Orquestra, teve, ainda, a oportunidade de trabalhar sob a direção de maestros como Cesário Costa, Christophe Millet, Dietrich Paredes, Ernst Schelle, Fuad Ibrahimov, Nikolay Lalov, Osvaldo Ferreira, Paulo Lourenço, Pedro Neves, entre outros.

A nível de distinções, alcançou o 2º prémio no Concurso José Augusto Alegria, em 2009. Também recebeu um 3º prémio no Concurso Manuel Ivo Cruz, em 2012, e um 2º prémio e o prémio de melhor interpretação de compositor português no mesmo concurso, em 2013. Em 2016, obteve uma Menção Honrosa no Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa, na classe do professor Benjamin Schmid, realizado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e outra no Grand Prize Virtuoso, International Music Competition, de Londres. É bolseira da Fundação EDP/Orquestra Sinfónica Juvenil desde a época de 2017/18 até ao presente.

Ao longo da sua formação académica trabalhou com os professores António Oliveira e Silva, Anna Kratochvílová, Klára Erdei e o conhecido pedagogo de violino Professor David Russell, em Charlotte, nos EUA, onde estudou performance em Violino, tendo frequentado mastercourses e masterclasses com o mesmo professor nos EUA e em França.

Além disso, tem participado como executante em vários Masterclasses orientados pelos professores, Augusto Trindade, Benjamin Schmid, Corey Cerovsek, Crissman Taylor, Elina Vähälä, Eliot Lawson, Esther Yoo, Gerardo Ribeiro, Jack Liebeck, Khachatour Amirkhanian, Lígia Soares, Mariaa Leino, Mariana Sîrbu, Pedro Meireles, Zofia Wóycicka, entre outros.