Joana Maria Ramos

GINÁSIO DA CRIATIVIDADE

QUEM CONTA UM CONTO

Joana Farinha Marques Maria Ramos tem 29 anos e é licenciada em Estudos Artísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem ainda Pós-Graduação em Teatro e Educação (Escola Superior de Educação de Lisboa) e Educação Especial (Instituto Superior de Ciências Educativas). Faz Teatro desde os 12 anos e, além da sua formação, participou em inúmeros cursos, formações e workshops na área da representação, televisão, música e arte-terapia.

            Actualmente é professora de Teatro no Colégio Atlântico, mas tem trabalhado em Associações (Associações de Pais, APECDA, entre outras), Escolas (Salesianos do Estoril, Escola Profissional Val do Rio, St. Peter’s International School, Colégio São Filipe e outras), em Serviços Educativos (Fundação Calouste Gulbenkian e Museu da Eletricidade, atual MAAT), tendo também trabalhado como actriz, voz-off e contadora de histórias. No ano letivo de 2019/2020 leccionou as áreas de Educação Artística – Teatro e Oficina de Escrita no projeto televisivo #EstudoEmCasa (“tele-escola” em tempo de confinamento).

Apaixonada pela arte e pelas pessoas, descobriu a Educação Artística e o seu poder de transformação e criou o Contariar, que pretende, de forma lúdica e pedagógica, ler e dar a conhecer histórias, através do teatro e da música, com o intuito de proporcionar experiências únicas e momentos inesquecíveis.