José Beato_edited.jpg

José Beato - GUITARRA

JOSÉ BEATO efectuou estudos de guitarra clássica na Juventude Musical Portuguesa e estudou canto com a Cantora e Professora Cristina Castro.


Em 1986 foi músico, Arranjador e Director Musical da peça teatral “Volpone” levada à cena no Teatro Aberto e posteriormente gravada e transmitida pela RTP com o mesmo elenco.
Em 1987 contrataram-no como Compositor, Arranjador e Director Musical para um Espectáculo de Dança exibido durante essa temporada no Casino Estoril.
Em 1989 foi Compositor, Arranjador e Director musical da série infantil “Brincar é coisa séria” encomendada e transmitida pela RTP, cujas canções foram posteriormente gravadas pela editora Valentim de Carvalho. Com este repertório participou em espectáculos realizados em Portugal Continental, na Madeira e na República da Guiné-Bissau.


Em 1990 estudou piano com o Professor Emanuel Frazão.
Em 1991 participou num “Curso de Direcção e Técnica Vocal” organizado pela “Câmara Municipal de Vila Franca de Xira”.
Em 1994 concluiu o Bacharelato em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa (E.S.M.L.)
Em 1995 foi Compositor, Director Musical e Co-autor do texto da peça teatral “Lisboa quando está limpa” promovida pela Câmara Municipal de Lisboa.


Em 2006 juntamente com o tenor Carlos Guilherme gravou para a editora Ovação um CD intitulado “Carlos Guilherme e Contratempo” com músicas e textos seus, sendo também Director Musical e Produtor.
Em 2008 realizou um Arranjo para Quarteto de Cordas com Guitarra e a Tradução para Português da Ópera “Bastien und Bastienne” de W. A. Mozart que estreou no Auditório Olga Cadaval e teve uma terceira récita no ano seguinte, integrada no 3º Congresso de Hipertensão realizado em Vilamoura cujo vídeo promocional pode ser visto em: https://www.youtube.com/watch?v=f_sfXcM6Zg0
Em 2009 teve aulas de aperfeiçoamento em guitarra clássica com o Guitarrista António Gonçalves, professor na E.S.M.L.
Em 2010 fundou a editora on-line “Tirando Editions”  e foi um dos autores do CD “A Sério” do cantor Fernando Pereira. 
Em 2012 concluiu a licenciatura em composição na E.S.M.L. e participou, a convite do seu Departamento de Guitarra, numa “Masterclass” com o Guitarrista italiano Eugenio Becherucci.
Em 2018 formou elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa o grupo musical “Som do relógio”.

Mais recentemente, em 2019 e 2021, participou numa nova apresentação da Ópera de Mozart acima referida que pode ser vista aqui e aqui