Miguel Silva - GUITARRA, BANDOLIM, CAVAQUINHO e RAJÃO

MUSICOTERAPIA

Nascido em Lisboa, Miguel Silva inicia os seus estudos de música aos 4 anos na região de Palmela, tendo, ao longo da sua infância e juventude, participado em vários projetos e iniciativas artísticas da região.

 

Em 2012 ingressa na licenciatura em Música na Comunidade, pelas Escolas Superiores de Educação e de Música de Lisboa, na qual tem acesso a uma formação muito vasta, tendo contacto com nomes importantes da música e da educação musical em Portugal, como os professores Carlos Garcia, Carlos Pereira, Joana Bagulho, Paulo Rodrigues, Sandra Barroso, Sérgio Azevedo e Sérgio Fontão, entre outros.

 

Em 2014 faz Erasmus na Charles University, em Praga, período no qual tem um forte contacto com música erudita coral e orquestral, bem como com o teatro musical.

 

Em 2018 termina o mestrado em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa, focando o seu trabalho na utilização da musicoterapia no combate ao isolamento social de idosos institucionalizados com demência. Ao longo da sua formação frequentou ainda diversos cursos intensivos e workshops, dos quais se destacam a Escola de Gamelão da Ilha de Java (por Elizabeth Davis); o Curso de Pedagogia Musical (por Jos Whytack) e o Curso de Composição (por Pedro Madaleno).

Frequentou também várias formações ligadas ao jazz, tendo sido aluno de nomes importantes do género em Portugal, entre os quais os professores Bernardo Moreira, Joana Machado, Mário Delgado, Pedro Madaleno, Ricardo Pinheiro, Tiago Oliveira e Vasco Mendonça, entre outros.

 

A nível profissional, desde 2014 que trabalha como freelancer na área do fado, tocando regularmente em casas de fado e participando regularmente em eventos e concertos.

Paralelamente à performance, deu aulas de guitarra em diversas academias de música e trabalhou como musicoterapeuta com idosos em contexto de lar.

 

Em 2017 participou como músico no musical “Amália”, de Filipe La Féria. Desde 2014 que trabalha regularmente em estúdio, gravando guitarra e/ou baixo para trabalhos discográficos de diversos artistas. Atualmente, integra vários projetos com ligação ao fado, tocando regularmente com os fadistas “Hélder Moutinho” e “Liana”.